VISÃO ALTERNATIVA


                                          CONVICÇÃO

“Sou alguém que acredita que somos todos animais. Como o cão tem a audição e o olfato extremamente apurados e a águia tem a visão como trunfo, o homem tem a capacidade de raciocínio, que é sua virtude, sua arma para sobrevivência[…]. Tenho convicção de que o mundo é dividido entre tolos e sábios e a única dádiva que vem de Deus ao homem é a sabedoria. Tudo o mais é fantasia e enganação, que  somos educados a acreditar para que possamos ser controlados mais facilmente ao interesse de poucos.[…].Tenho certeza de que a coragem é o único diferencial entre fortes e fracos entre medíocres e vencedores. Coragem para transpor a barreira da observação não se importando com o que dizem ou pensam sobre você. Sei que felicidade não existe, é apenas uma idéia. O que existe é o prazer em cada realização. Os covardes buscam fuga na religião e sentem-se realizados em serem explorados e controlados. Cansei de tudo. Ainda acredito nas pessoas e isso me realiza. Só é eterno quem tem filhos e perpetua sua genética. Já sou eterno e isso me realiza.”

                                       Eliseu Machado Preichardt

 

 

Este é o primeiro artigo baseado no que chamo de visão alternativa.

 

 

 Considero visão alternativa qualquer forma de ver a existência humana sem se basear em dogmas de qualquer religião ou em teorias dos representantes da razão. Isso não significa que eu considere essas teorias inverdades mas acredito que foram criadas por pessoas que observavam o mundo de uma maneira, por um ponto de vista. O  fato é que existem bilhões de pessoas no mundo, cada uma com um ponto de vista sobre a existência humana, cada um sendo capaz de observar as coisas por um ângulo, da sua maneira. Cada uma dessas pessoas carrega consigo um  fragmento de uma valorosa  informação, de uma grande  verdade.

 Imagine que uma professora do jardim de infância divida uma imagem em várias partes e a entregue a seus aluninhos ingênuos de forma que eles não vissem a imagem inteira e não fossem capazes de imaginar o restante da imagem por aquele fragmento que lhes foi entregue. E agora, o que é isso? O que é essa imagem? Perguntam-se eles. É quando cada um deles começa dizer o que acha que é aquilo. Alguns dizem com convicção que aquilo é um cavalo outros dizem que é um urso de pelúcia, um leão ou uma girafa e não há como chegar uma conclusão sem que todos os alunos depositem seu fragmento de imagem em um mesmo lugar e comecem a organizá-los.

            Assim está a humanidade,  cada pessoa com seu pedacinho da verdade precisando ser unida com outro e com outro para formar algo valoroso.

 

2 Respostas to “VISÃO ALTERNATIVA”


  1. 1 paulo machado 13 de Abril de 2009 às 8:19 am

    somos vaidosos de mais pra reconhecer que somos finitos ,mas é a morte que nos ensina entender a vida ,se não a vida não teria nem graça

    • 2 Maicon 21 de Abril de 2009 às 1:06 pm

      Amigo Paulo Machado, há algo interessante a se observar na natureza. Observe o Yin yang, como todas as coisas foram criadas nesse principio. Veja que tudo tem seu oposto. O alto e o baixo, o o homem e a mulher, o inicio e o fim, a luz e as trevas,a vida e amorte, enfim, eu poderia seguir com uma infinidade de exemplos.
      Nesse contexto há outra coisa a se observar. O fato de que não saberiamos o que é alto se nunca estivessemos embaixo, não saberiamos o que é a luz se não conhecessemos a escuridão.
      Partindo desse principio concordo plenamente com a sua citação: “mas é a morte que nos ensina entender a vida”. Sim, de fato a morte é algo importante para que possamos compreender por completo a existência humana. Porque muitas pessoas apenas conseguem conpreender realmente a grandeza da vida no leito da morte.
      Isto é a morte, apenas um lado de uma mesma moeda, a nossa existência.
      Não sei se fui claro, às vezes tenho um pouco de dificuldade para expressar minhas idéias. Caso não me fiz entender deixe um novo comentário com sua dúvida, isso estara enriquencendo o artigo tornando um pouco mais claras as nossas idéias.
      obrigado


Deixe um comentário




Maicon

Estudante do terceiro semestre de Eletrônica Integrado ao Ensino Médio, indeciso, viciado em açaí com guaraná e Paulo Coelho. Filosofa com frequência frases disconexas.

Perfil por Rafaela - http://sushiteria.wordpress.com

Contador

  • 5.623 visitas